Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.

É uma doença onde ocorre uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, etc...). Isto vai provocar alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, o que consecutivamente irá dificultar a realização das suas atividades de vida diária.

Tipos de Doença de Alzheimer:


  1. A Doença de Alzheimer esporádica pode afetar adultos de qualquer idade, mas ocorre habitualmente após os 65 anos. Esta é a forma mais comum de Doença de Alzheimer e afeta pessoas que podem ter ou não, antecedentes familiares da doença.
  2. A Doença de Alzheimer Familiar é uma forma menos comum, na qual a doença é transmitida de uma geração para outra. Se um dos progenitores tem um gene mutado, cada filho terá 50% de probabilidade de herdá-lo. Possibilidade de desenvolver a Doença de Alzheimer, entre os 40 e 60 anos.

Quem pode desenvolver a doença?


Qualquer pessoa pode desenvolver a Doença de Alzheimer. No entanto, é mais comum acontecer após os 65 anos. A nível mundial, a demência afeta 1 em cada 80 mulheres, com idades compreendidas entre os 65 e 69 anos, sendo que no caso dos homens a proporção é de 1 em cada 60. Nas idades acima dos 85 anos, para ambos os sexos, a Demência afeta aproximadamente 1 em cada 4 pessoas.

Sintomas da Doença

Nas fases iniciais, os sintomas da Doença de Alzheimer podem ser muito subtis. Começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano.


Outros sintomas característicos:

•Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes,

•Apresentar um discurso vago durante as conversações;

•Perder entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas;

•Demorar mais tempo na realização de atividades de rotina;

•Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos;

•Incapacidade para compreender questões e instruções;

•Deterioração de competências sociais;

•Imprevisibilidade emocional.

Tratamento

Até à presente data não existe cura para a Doença de Alzheimer. No entanto, existem algumas medicações que parecem permitir alguma estabilização do funcionamento cognitivo nas pessoas com Doença de Alzheimer, nas fases ligeira e moderada. Os medicamentos também podem ser prescritos para sintomas secundários.

Como prevenir:

Alimentação;

Leitura;

Exercícios que estimulem a memória;

Dormir bem;

Exercício Físico;

Controlar doenças cardiovasculares...


Mais informação em:

https://alzheimerportugal.org/pt/


Uma questão de (mental)idade © 2017
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora