PROGRAMAS INTERGERACIONAIS

Embora não exista uma definição consensual sobre Programas Intergeracionais (PI), há uma definição universal adotada pela UNESCO em 1999, que os descrevem como veículos destinados à troca contínua e intencional de recursos e aprendizagem entre gerações mais velhas e mais jovens para benefícios individuais e sociais.

Diversos autores defendem que um PI é composto por 6 fases: (1) diagnosticar globalmente as necessidades, (2) analisar profundamente o problema, (3) definir objetivos, (4) descrever e analisar estratégias de intervenção, (5) plano de ação e (6) avaliação do programa.

(1) A primeira fase tem como objetivo identificar as necessidades do local em que o programa será realizado. Para isto, esta fase pode ser realizada em 5 etapas: levantamento de infraestruturas existentes na comunidade, deslocação às instituições, consulta e análise de documentos, reunião com técnicos da rede social e levantamento das necessidades escolares e dos idosos.

(2) Na segunda etapa deve-se solicitar informações e documentos às infraestruturas elegidas anteriormente, de modo a realizar um diagnóstico mais preciso.

(3) Na terceira etapa é necessário analisar todo o material recolhido, identificando qual a evolução do local em questão ao longo dos últimos anos e como este se encontra atualmente.

(4) Na quarta etapa devem ser agendadas reuniões e encontros com profissionais de determinadas infraestruturas que poderão dar auxílio no processo de identificação de necessidades.

(5) Por fim, na última etapa é preciso averiguar quais são as necessidades de crianças/jovens e idosos que vivem no local.


Alguns Exemplos...

"The granded program"

PI desenvolvido na Suécia em que o objetivo era que o idoso estivesse mais próximo de crianças em processo de formação. Para isso, idosos voluntários deslocavam-se às escolas para realizarem diversos trabalhos de apoio como a preparação do local para comemorações, auxílio na elaboração e organização de atividades lúdicas e resolução de conflitos existentes.

"Cartas Solidárias"

Foi desenvolvido no Brasil com o principal objetivo de proporcionar o contacto entre idosos institucionalizados e crianças da comunidade. Assim, os estudantes escreviam cartas para utentes residentes em respostas socias para idosos, que recebiam ajuda de voluntários para responderem, estimulando assim a comunicação intergeracional através da troca de vivências e experiências

"Plantação em Grassmoor"

É um projeto de plantação comunitário em que jovens e idosos participam no cultivo de vegetais e frutos levando-os para as suas casas e escolas. Os principais objetivos são reduzir a criminalidade e proporcionar a interação entre estas diferentes gerações contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar

"Nessuno Escluso"

Desenvolvido em Itália pela Associação de Voluntariado e de Promoção Social em cooperação com associações locais, tem como objetivo desenvolver uma comunidade ativa e sólida entre idosos e jovens. Para isso, inclui laboratórios artísticos diferentes, nos quais idosos e jovens contribuem e colaboram para um objetivo comum. Desse modo, é promovido o contato e interação entre populações mais jovens e mais velhas.

"Experience Corps"

Este programa dá a possibilidade aos idosos de dedicarem o seu tempo a melhorar as capacidades de leitura e escrita de crianças que se encontram na educação primária. Para além da relação que se cria entre as gerações, este apoio auxilia as crianças a participarem de forma ativa na sua vida escolar evitando situações de exclusão.

"Parque: lugar com histórias e naturezas para socializar"

Foi um dos vencedores do concurso "Entre Gerações", promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto foi desenvolvido entre maio de 2010 e julho de 2011 na cidade de Aveiro, no Parque Infante Dom Pedro. O principal objetivo deste projeto era o de unir cidadãos de todas as idades para servir a comunidade com a revitalização do local, demonstrando e reforçando as práticas intergeracionais e agregando cidadãos em torno de uma ação coletiva.

"ImAGES"

Desenvolvido em Lisboa, no âmbito do projeto Social Innovation for Active and Healthy Ageing, financiando através da European Union's Research and Innovation funding programme e criado através da colaboração do Centro de Investigação Social do Instituto Universitário de Lisboa e da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, teve como principal objetivo desconstruir imagens negativas e estereótipos associados às pessoas idosas por crianças e adolescentes.

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