MUSICOTERAPIA

A musicoterapia é uma forma de "tratamento" que utiliza a música associada a várias atividades para tratar várias alterações a nível da saúde. 

Assim, pode melhora o humor, aumenta a autoestima, estimular o cérebro e até melhora a expressão corporal. Conheça todos os benefícios desta técnica.

A musicoterapia pode ser usada nas pessoas idosas para facilitar algumas das mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, assim como prevenir problemas cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca, por exemplo.


Alguns benefícios da musicoterapia...


  • Melhora a marcha: músicas ritmadas podem auxiliar as pessoas idosas com dificuldade na locomoção e equilíbrio;
  • Estimulação na fala: cantar proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oralidade;
  • Aumento da criatividade: Criar novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas, nomeadamente a memória.
  • Diminuição de sintomas depressivos: o convívio com outras pessoas utilizado na musicoterapia diminui o risco de isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções.
  • Redução os níveis de stresse: a interação com outras pessoas, momentos de boa disposição e alegria diminuem o stresse, evitando o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

As pessoas idosas são encorajados a participar em diferentes tipos de atividades que envolvam música, como cantar, brincar, improvisar e criar, mas que ao mesmo tempo podem incluir tempo para discutir problemas e preocupações.


Exemplos de atividades para desenvolver com as pessoas idosas...


Atividade 1: construção de instrumentos musicais

Materiais: latas, madeira, garrafas de plástico e material para artesanato (cola, tesoura, papéis coloridos, tinta plástica, arroz, etc)

Objetivos: estimular a interação grupal, a criatividade, a iniciativa e tomada de decisão, produzir algo de utilidade para o grupo


Atividade 2: escolher um dos instrumentos construídos pelo grupo e com ele produzir sons que representem o estado de espírito atual.

Materiais: instrumentos construídos pelo grupo

Objetivos: estimular a expressão individual, o autoconhecimento, a escuta e perceção do outro


Atividade 3: passar uma bola de mão em mão enquanto toca uma música. Quando a música para, quem ficou com a bola tem que cantar uma canção.

Materiais: bola e rádio/similar

Objetivos: estimular a memória semântica ou de conhecimentos e identificar as preferências musicais do grupo


Atividade 4: utilizar músicas relacionadas com festividades para realização de orientação temporal (Carnaval, Páscoa, Natal, etc).

Materiais: rádio/similiar

Objetivos: Explorar lembranças relacionadas com as festividades enumeradas

Uma questão de (mental)idade © 2017
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora